O Mundo do Ingress

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Em Outubro do ano passado, através de uma sessão da Google I/O eu descobri o Ingress e o mundo dos GeoGames.

Um GeoGame é um jogo onde o tabuleiro é o mundo. Funciona com recurso ao GPS e a localizações especificas onde os jogadores podem fazer alguma coisa.


Ingress Intel Map

Ingress baseia-se no conceito de matéria exótica (ou XM – eXotic Mater). Esta matéria aparece em maior abundância em portais que são “descobertos” pelos jogadores. Essencialmente cada jogador pode sugerir algum sitio do mundo para ser um portal com base num conjunto de regras, entre elas que o sitio seja de relevância artística, histórica ou de algum outro tipo que tenha importância para a humanidade.

Qualquer jogador pode fazer um Hack ao porta, e o Hack permite obter os itens do jogo. Os portais podem ser controlados por jogadores e aqui entra em jogo o conceito das fações.

Ingress - Portal

Ingress - Portal

Existem duas fações no jogo, os Iluminados (Enlightened) e a Resistência (Resistance). E cada uma tem um papel na história por detrás do jogo. Os Iluminados querem usar a XM para elevar a humanidade ao próximo estado de existência, já a Resistência acredita que a XM pode ser perigosa e que sem mais informação não devíamos de entregar o destino da humanidade a esta entidade (sim a XM aparentemente é consciente).

O objectivo global do jogo é controlar áreas do mundo fazendo triangulação entre vários portais, criando zonas fechadas que produzem algo chamado Unidades Mentais (MU, Mind Units) e a fação que controle mais MU está á frente.

Para conseguirmos realizar as tarefas do jogo temos várias ferramentas (não traduzi o nome porque alguns ficavam estranhos):

  • Resonators : permitem ter controlo de um portal para uma fação e também são necessários para criar as ligações entre os portais
  • XMP Buster: equipamento que permite atacar os Resonators da fação inimiga.
  • Portal Shield: permite defender ataques
  • Portal Keys: Permite aceder ao portal á distancia e é necessário para criar links
  • Turret: Aumenta a frequência de ataques dos portais (em resposta ao ataque do jogador)
  • Link Amp: Aumenta a distancia a que se pode fazer links com outros portais
  • Heat Sink: Diminui o tempo de cool down do portal entre hacks
  • Multi-Hack: Aumenta o numero de itens que são recolhidos a cada hack
  • Force Amp: Aumenta o dado do ataque do portal (em resposta ao ataque do jogador)
  • Jarvis Virus / ADA Refactor: permite mudar a fação de um portal
  • Power Cube: aumenta a reserva de XM do jogador

Ingress - Resonators

Ingress - Portal Keys

Ingress XMP Buster

Uma das coisas que acho mesmo altamente deste jogo é a história que o alimenta de forma continua. O melhor recurso são uns videos de vão aparecendo na net chamados Ingress Report. Mas existem mais recursos, como o site de um suposto investigador (P.A. Chapeau) e até livros.

Outro aspecto que é bastante interessante é a comunidade mundial que joga de forma bastante activa este jogo. Existem missões levadas a cabo por centenas de agentes, e outras que implicam logística que não é nada normal associar a um jogo.

Existe um problema com este jogo, como ele é patrocinado pela Google, só está disponível para equipamentos Android.

Independentemente do que se pensar sobre este jogo, uma coisa parece-me certa, os GeoGames são uma forma muito interessante de jogar um jogo e ir conhecendo o Mundo.

Já alguém joga isto? O que acham do conceito dos GeoGames?

P.S. Eu faço parte da Resistência (agente spark78)